top of page

Você sabe quais são os maiores sistemas sobre trilhos do Brasil?


No dia 24 de junho de 2021, em seu perfil oficial no Instagram, o site Via Trólebus publicou um ranking dos 9 (nove) maiores sistemas de trem/metrô de todo o Brasil. Neste post, o portal leva em consideração a extensão física de cada sistema, isto é, a distância percorrida de uma estação terminal à outra, listando-os da 1° (mais extenso) à 9° posição (menos extenso).


Baseado no post do Via Trólebus citado acima, o Estação Mobilidade lista, abaixo, os 9 maiores sistemas de metrô/trem do Brasil, mencionando algumas características de cada rede.


9°- Metrô de BH

Operado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) o metrô da capital mineira aparece na 9° posição contando com 28 km de extensão e 19 estações, e liga a estação Eldorado, no município de Contagem, até Vilarinho, parada intermodal situada em Belo Horizonte.


8°- Metrô de Salvador

Operado pela CCR através de sua subsidiária CCR Metrô Bahia, o metrô da capital bahiana aparece na 8° posição. Ele conta com 33 km de extensão, duas linhas (Lapa-Pirajá e Acesso Norte-Aeroporto) e 22 estações. O sistema conecta a capital bahiana ao município de Lauro de Freitas.

7°- MetroRec e VLT de Recife


Operados pela CBTU assim como o Metrô de BH, tanto o Metrô de Recife como o sistema de VLT, os dois sistemas possuem, respectivamente, 39,5 km e 31,5 km de extensão. O Metrô da capital pernambucana, assim como o VLT, possui duas linhas em operação.

6°- Metrô DF


A 6° posição é ocupada pelo Metrô do Distrito Federal. Com 42,38 km de extensão divididos em duas linhas, o sistema de Metrô do DF é administrado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal e opera em 6 regiões administrativas do território (Brasília, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

5°- Metrô de Porto Alegre (Trensurb)


Operado pela companhia Trensurb, estatal ligada ao Governo Federal, o Metrô da capital do Rio Grande do Sul conta com uma única linha de 43 km de extensão e 22 estações que corta, além da capital, os municípios de Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Além desta única linha, a Trensurb administra o Aeromóvel, um ramal que conecta a estação terminal Aeroporto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.


4°- Metrô Rio

Ocupando a 4° posição está o sistema de Metrô da Cidade Maravilhosa, com 56,5 km de extensão distribuídos em 3 linhas (Pavuna-Botafogo/Coca-Cola; Uruguai-General Osório e General Osório-Jardim Oceânico). No total, o sistema possui 41 estações.


3°- Metrô de São Paulo

Ocupando a 3° posição neste ranking e a 1° na lista de maiores sistemas de Metrô do Brasil, o Metrô da Terra da Garoa possui 101,4 km de extensão (total, sendo que, destes, 12,9 km são de monotrilho. Toda esta extensão está distribuída em um total de 6 linhas (1-Azul: Tucuruvi-Jabaquara; 2-Verde: Vila Madalena-Vila Prudente; 3-Vermelha: Corinthians-Itaquera-Palmeiras-Barra Funda; 4-Amarela: Luz-São Paulo-Morumbi; 5-Lilás: Capão Redondo-Chácara Klabin e 15-Prata: Vila Prudente-São Matheus) e recebe mais de 4 milhões de passageiros por dia.


2°- Supervia

Na 2° posição, está o sistema de trens urbanos do estado do Rio de Janeiro, que já foi citado algumas vezes aqui no EM, e é operado pela estatal Supervia, com 270 km de extensão. O sistema recebe cerca de 700 mil passageiros por dia e atende, além da capital estadual, os municípios da Região Metropolitana (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim)


1°- CPTM

E o troféu de maior sistema sobre trilhos do Brasil vai para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que opera uma malha de 271 km de extensão distribuída em 7 linhas: 7-Rubi (Atual Serviço 710-Jundiaí-Rio Grande da Serra), 8-Diamante(Júlio Prestes-Itapevi-Amador Bueno), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Atual Serviço 710-Jundiaí-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes, 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 13-Jade (Luz-Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos). Criada em 1992, a CPTM herdou parte dos ramais de passageiros das hoje extintas FEPASA (Ferrovias Paulistas S/A) e RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A).

Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page