top of page

Você conhece o Bonde de Santos?

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Sem dúvida, o Bonde Turístico de Santos é uma das melhores opções para turistas e moradores que desejam conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. Além disso, é uma das atrações queridinhas do público, pois une, de forma harmônica, na paisagem vista da janela do veículo, belos exemplos do avanço tecnológico pelo qual o município passou com o charme dos tempos antigos, gravado em cada detalhe do Centro Histórico, o que inclui os próprios bondes que prestam serviço na linha.


Também, a atração ganhou fama por ser considerada inédita no Brasil, uma vez que não se conhece, no território nacional, outra linha turística de bonde que possua os veículos verdadeiros e que conte a história do município/estado onde está localizada.


Além disso, a linha não só conta a história da cidade que cresceu em volta do maior porto da América Latina, mas também é palco de outros eventos, como o “CarnaBonde”, que, devido à pandemia, estão cancelados por gerarem aglomeração.



Inaugurada no ano 2000, a Linha Turística do Museu Vivo do Bonde de Santos faz parte e é considerado o carro-chefe do projeto Alegra Centro, projeto este que visa a revitalização de todo o Centro Histórico de Santos, com incentivos à preservação das contruções e à criação de museus, espaços e estabelecimentos comerciais.


Em 2016, o trajeto por onde passa o Bonde também ficou conhecido por ter sido parte do caminho feito pela tocha olímpica em sua passagem pela cidade. No trecho, o famoso símbolo dos jogos olímpicos passou pelas seguintes ruas/avenidas: Rua Brás Cubas (chagando na Praça do Fórum, a tocha percorrerá todo o trajeto do Bonde até a Praça Mauá) / Prefeitura / Rua Dom Pedro / Rua XV de Novembro / Rua do Comércio / Museu Pelé / Avenida Portuária- FONTE: Gazeta Esportiva.



Falando mais sobre o trajeto, a linha passa por vários pontos relevantes da cidade de Santos, iniciando/terminando na estação Valongo/Restaurante-Escola Estação Bistrô, de arquitetura vitoriana, ponto final da EFSJ (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí), que pertenceu à São Paulo Railway. Além disso, a linha passa ao lado do casarão que, hoje, abriga o Museu Pelé e a bilheteria do Bonde. Também passa pela antiga Bolsa do Café, onde se pode conferir um pouco mais sobre a história do “Ouro Verde” no Brasil e sua importância para o estado de São Paulo e para Santos, além de degustar o tipo de café que era exportado na época.


A linha também passa pelo prédio da Alfândega de Santos, toda em estilo Artdecor, e pelo prédio da Prefeitura municipal, que fica na mesma praça que o Marco-Zero da cidade e que a Estação Mauá. Esta estação, antes, servia a várias linhas de bonde da cidade e, hoje, mantida em sua arquitetura original, é exclusiva da Linha Turística, além de ser um centro de informações para turistas e moradores. A linha também passa em uma parte mais recuada do Porto de Santos, onde fica o primeiro banco de Santos, o Banco Mauá, fundado pelo padroeiro das ferrovias no Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page