Neste momento, LATAM Brasil realiza voo de certificação de seu Boeing 787-9 junto à ANAC
- Homero Rocha
- 27 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Afirma um artigo veiculado pelo site Aeroflap, especializado em assuntos da aviação, que, neste momento, a LATAM Brasil (antiga TAM) está realizando, junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o voo de certificação de seu novo Boeing 787-9. A aeronave, de matrícula PS-LAA, está cumprindo o voo LA9000, de Guarulhos, em São Paulo, para Manaus, no Amazonas.
De acordo com o site, nos últimos dias, a LATAM Brasil tem avançado nos passos para a certificação para operar o 787-9, mais conhecido por “Dreamliner”, em suas rotas regulares. O treinamento dos tripulantes de cabine é mais criterioso, pois o modelo da Boeing possui procedimentos de evacuação em caso de emergência diferentes dos já operados pela empresa construídos pela mesma fabricante.
Ainda na última semana, aconteceu o chamado run-up dos motores do novo integrante da frota da LATAM Brasil, realizado no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. Esta operação é feita para verificar todos os sistemas de um avião antes de seu primeiro voo de certificação.
É de suma importância ressaltar que a LATAM já realizou, previamente, o treinamento de simulador de seus pilotos no Chile, na CAE (centro de treinamento terceirizado, que também possui unidade no Brasil, próximo ao GRU Airport) de Santiago. Sendo assim, estes já estão aptos a voar os Boeing’s 777 e 787 Dreamliner no país. Além disso, os comissários de bordo também foram aprovados em testes realizados na última semana.
Por hora, o PS-LAA deverá continuar alocado na rota São Paulo-Manaus, realizando este trecho com 3 frequências semanais. Já o primeiro voo internacional do novo equipamento está programado para a segunda quinzena de dezembro deste ano, na rota entre São Paulo e a capital espanhola, Madri.
Os novos modelos de aeronaves serão utilizados prioritariamente nos voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras, que ocorre conforme o avanço da vacinação contra a COVID-19.
Comments