Foi entregue o primeiro A220 de um pedido de 60 aeronaves da Air France
- Homero Rocha
- 29 de set. de 2021
- 2 min de leitura

FOTO: Mercado E Eventos
Hoje, dia 29 de setembro de 2021, a Airbus anunciou a entrega do primeiro A220 da frota da Air France. A aeronave faz parte de um lote de vários exemplares do modelo A220, recém-lançado pela Airbus, a serem entregues à companhia francesa.
Em julho de 2019, a Air France havia feito à Airbus uma encomenda de 60 aviões do tipo A220 que, na época, ainda estava conquistando potenciais compradores. A encomenda, hoje, é tida como a maior já feita para o modelo por uma empresa europeia, e está prevista, segundo o site Aviação Brasil, para substituir os veteranos A318 e A319 da companhia francesa.
A aeronave fora entregue pela Airbus à Air France na oficina de pintura da montadora em Mirabel, no Canadá. Contudo, ela só fora mostrada ao público durante uma cerimônia realizada no Aeroporto Internacional Charles-De-Gaule, em Paris.
Sendo a mais recente pérola da companhia francesa desde a inserção dos A350, o A220-300 terá todos os seus 60 exemplares entregues até 2025. Além dos A318 e A319 acima mencionados, o novo modelo substituirá alguns A320. Este pedido, conforme publicado pelo site Aeroin, inclui um mix de 30 opções e 30 direitos de compra.
“Esta nova aeronave com desempenho de energia incomparável representa um grande trunfo para a Air France. Até o momento, a renovação da frota é a principal fonte de redução das emissões de CO2, por isso continuamos investindo em aeronaves de última geração”, afirmou Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM, no texto do Aeroin.
“A chegada de uma nova aeronave é sempre uma ocasião especial para uma companhia aérea. Todas as equipes da Air France passaram mais de dois anos se preparando para este momento e estamos entusiasmados em ver nossos clientes descobrirem o conforto oferecido por esta aeronave. A cabine é mais espaçosa, mais iluminada e oferece conectividade Wi-Fi completa, contribuindo ainda mais para o posicionamento de luxo de nossa oferta”, adicionou Anne Rigail, CEO da Air France.
Batizada como “Le Bourget”, em homenagem à uma cidade situada ao Norte de Paris que possui profunda conexão com a indústria da aviação, a aeronave ostenta a emblemática e clássica pintura da Air France, com o Cavalo-Marinho à frente da fuselagem e nos winglets, personificando o mito de fundação da empresa.
A partir de 31 de outubro, o A220-300 voará para Berlim (Alemanha), Barcelona e Madri (Espanha) e Milão-Linate e Veneza (Itália), a partir do hub da Air France no Aeroporto Charles-De-Gaulle, em Paris. Durante a temporada de inverno de 2021-2022, a aeronave expandirá gradualmente sua rede, para cidades como Bolonha e Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Copenhague (Dinamarca).
A cabine de passageiros do A220 da Air France é configurada em classe única para receber 148 passageiros. Veja as fotos:

FOTO: Air France/Aeroin

FOTO: Air France/Aeroin
Atualmente, a Air France dispõe de uma frota de 136 aeronaves da fabricante Airbus. A companhia também está modernizando sua frota de longo curso e, para isso, fez uma encomenda de 36 A350, da qual já recebeu 11 aeronaves. Um adendo de informação é que o modelo já está operando na rota Paris-São Paulo-Paris, pousando no Aeroporto de Guarulho
Comentarios