top of page

EXPRESSO LINHA 13- JADE: Conhecendo o novo serviço

Atualizado: 5 de dez. de 2020

Na última terça-feira, dia 1º de dezembro de 2020, a CPTM (C0mpanhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou o novo serviço expresso da linha 13- Jade, um substituto aos antigos serviços Airport Express e Connect, sendo este último um trem parador que partia do Brás e seguia para a estação Aeroporto-Guarulhos, sendo, assim, uma espécie de “extensão operacional” da linha principal.


O novo serviço opera todos os dias, das 05 (cinco) horas da manhã (GMT -3) até a meia-noite (GMT -3), com trens partindo pontualmente a cada 1 (uma) hora nos dois sentidos. Além da mudança nos horários do serviço, outras novidades que já fram comentadas aqui no Estação Mobilidade são a adoção da tarifa comum (R$ 4, 40), o acesso gratuito e facilitado entre o serviço e as outras linhas da CPTM e do Metrô, além da inclusão de paradas intermediárias nas estações Guarulhos-CECAP (ida e volta) e Brás (só volta).

Em uma coletiva de imprensa, da qual o Estação Mobilidade participou, que foi realizada durante a inauguração do serviço e a entrega do 5º trem da série 2500 (U524) para operação comercial, o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy explicou que optou-se pela adoção da parada no Brás apenas na volta, ao invés de ida e volta, pois, nos horários de pico, alguns passageiros que deveriam ir para as linhas 11- Coral ou 12- Safira embarcariam no trem que iria para o Aeroporto, causando, nas palavras do titular da pasta, “um tumulto e um processo de desinformação”. Além disso, adotar a parada no Brás no sentido Luz é estratégico, uma vez que serviria como um auxílio para o deslocamento de passageiros entre uma das mais famosas zonas de comércio do país, que recebe visitantes de todas as partes do território, e a icônica “Inglesinha” da saudosa São Paulo Railway, uma aula gratuita e um marco da história do estado de São Paulo, além de ser, honestamente, um dos pontos turísticos mais bonitos do estado.


Interior dos trens da série 2500


O Estação Mobilidade, como dito no início deste texto, esteve na inauguração do serviço e do novo trem (cuja série, logo mais, terá um post aqui só sobre ela) e, sendo bem sincero, eu posso dizer que a CPTM está de parabéns! Além de andarmos em um trem cuja qualidade é de aplaudir de pé (não digo que é perfeito!), o trajeto é bem rápido e ágil, além de as partidas serem pontuais. Pegamos o trem das 11 (Só que, para a tristeza de Adoniran, este não ia para o Jaçanã), que encostou na plataforma 5, reservada apenas para o expresso, cerca de uns 20 minutos ou meia-hora antes e, exatamente às 11 horas (meu relógio não estava atrasado!), o trem soou seu icônico e único som de aviso de fechamento das portas.

Após 30 minutos de termos perdido a estação Luz de vista, pudemos ver as cabeceiras das pistas 09L (09 Lima) e 09R (09 Romeu) do aeroporto. Mais um minuto de trajeto, e chegamos à estação que dá acesso (Ééé! Mais ou menos! Mais ou menos!) a um dos maiores aeroportos da américa latina, importante porta de entrada internacional, tanto de carga como de passageiros, para o Brasil.

Fiquei um tempo (pouco, pois o trem ia partir pontualmente ao meio-dia) contemplando a excelente vista que dá para ter do alto da estação e, é claro, babando ovo nos aviões, dos quais também dá para se ter uma excelente vista! Sim, airspotters, estou recomendando a estação e o serviço para vocês também! (risos)

Novamente bem pontual, às 12 horas, o trem soou seu aviso de fechamento de portas e partiu. O retorno é um pouco mais lento, pois, segundo o maquinista que conduziu o trem e o retornaria à Luz, diferentemente do sentido Aeroporto, o sentido Luz ainda possui restrições operacionais, o que faz com que os trens ainda trafeguem a 50 km/h, singelos se comparados aos 90 km/h desempenhados no sentido oposto. Porém, mesmo assim, o trajeto também é bem ágil, ficando um pouquinho mais “enroscado” apenas nos AMV’s usados para realizar a baldeação do trem entre as linhas 13, 12 e 11, nesta ordem.

Desembarcamos na Luz com tranquilidade, sem nenhum problema e com tempo de sobra para contemplar a beleza da estação, refletir sobre quantas histórias emocionantes e/ou interessantes aquelas estruturas têm a nos contar se nos permitirmos ouví-las e gravar alguns conteúdos que, certamente, aparecerão no vídeo para o nosso canal no YouTube e no texto aqui do site que pretendo fazer sobre a São Paulo Railway (só preciso ajuntar mais alguns vídeos, fotos e textos!).

Pessoal, espero que tenham gostado e também espero que este serviço consiga manter sua qualidade, além de atender o infeliz déficit de demanda da linha 13, que não é só devido à pandemia! Um abração a todos!

Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page