Expresso-Aeroporto retoma operação nesta terça-feira (20).
- Homero Rocha
- 20 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

Hoje, dia 20 de julho de 2021, o serviço Expresso Luz-Aeroporto, responsável por grande parte do movimento da linha 13-Jade, ramal que conecta os três terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos-Governador André Franco Montoro (GRUAirport) à malha metroferroviária, será reaberto aos passageiros. Vale lembrar que o serviço fora interrompido ainda no final do mês de junho.
A paralização do serviço expresso que liga a Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, ocorreu devido a obras realizadas pela operadora das linhas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), para a troca de três AMV’s (Aparelhos de Mudança de Via) na região da estação Engenheiro Goulart, onde há a junção dos trilhos da linha 13-Jade com os da linha 12-Safira. Tais obras também afetaram a linha 12, que ficou com sua operação alterada no trecho entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, trecho este onde está a estação Engenheiro Goulart, onde é feita a integração dos passageiros entre as linhas 12 e 13. Durante a semana, os trens operavam em via única entre Tatuapé e Comendador Ermelino, com maior intervalo entre composições em toda a linha. Nos finais de semana, a circulação neste trecho era interrompida, e este era cumprido pelos ônibus do PAESE (Plano de Atendimento às Empresas de Transporte em Situação Emergencial).
“Essa é uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM, antes do início das obras.
Com as obras já concluídas, as duas linhas, bem como o Expresso-Aeroporto, podem operar normalmente. Com os três novos AMV’s já instalados, as composições que percorrerem a região poderão desempenhar velocidades de até 50 km/h, ou seja, operarão 250% mais rápidos em comparação com o que era desempenhado antes da troca dos aparelhos: 20 km/h.
Vale relembrar que o serviço derivado da linha 13-Jade tem partidas a cada 1 (uma) hora em cada sentido, contando a partir do início da operação comercial, às 4 horas da manhã, até a meia-noite, quando a CPTM encerra seu expediente. As viagens possuem duração exata de 30 minutos, e a partida é pontual tanto na estação Luz como em Aeroporto-Guarulhos.
Além disso, os serviços Expresso-Aeroporto e Expresso-Luz possuem integração franca com as demais linhas do sistema metroferroviário. Isto quer dizer que aquele passageiro que, por exemplo, vier da linha 1-Azul, caso queira acessar o Expresso-Aeroporto, não precisará pagar tarifa adicional. Para embarcar, basta que este passageiro pague a tarifa de R$4,40 para acessar o sistema metroferroviário. O mesmo ocorre no sentido inverso, de quem provém do Aeroporto.
Assim como a linha 13-Jade, os serviços Expresso-Aeroporto e Expresso-Luz são atendidos pelos trens da série 2500. Projetadas exclusivamente para a linha 13-Jade da CPTM, estas composições possuem alguns detalhes peculiares, que não são vistos nas outras séries componentes da frota da estatal. Um exemplo que pode ser citado, o mais visível de todos os detalhes internos do trem da série 2500, é a presença de bagageiros nas pontas de cada carro e acima dos assentos. Estes bagageiros são exclusivos da série 2500, e existem para evitar a obstrução da passagem com as bagagens dos passageiros que vão e vêm do Aeroporto. Quer saber mais sobre os detalhes do trem da série 2500 e ler uma avaliação que o EM fez do serviço Expresso? Clique aqui!
Comments