CRESCIMENTO: Fundador da Azul diz que empresa quer comprar totalidade da Latam.
- Homero Rocha
- 3 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

FOTO: Meio Ambiente e Turismo
Em uma entrevista ao jornal chileno Diario Financiero, o fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman, afirmou que a empresa tem interesse em comprar a totalidade da Latam Airlines. Segundo o empresário, a empresa brasileira está disposta a fazer uma oferta ao grupo chileno caso os credores não cheguem a um acordo sobre um plano de reestruturação do mesmo.
“Nós sabemos exatamente o que vamos oferecer”, afirmou Neeleman durante a entrevista, onde acrescentou que, provavelmente, a Azul terá de aguardar até o dia 23 de novembro. Esta é a data-limite estatutária para que a Latam Airlines Group alcance um plano de reestruturação. O executivo também deixou clara a intenção de comprar todo o ativo da empresa: “Acredito que o grupo tem muito valor e não estamos pensando em cindir ou vender divisões”.
O empresário brasileiro-estadounidense também falou que, caso a Latam consiga chegar a uma reestruturação, a Azul não poderá fazer sua oferta. Contudo, segundo reportagem do jornal IstoÉ Dinheiro, o que tudo indica é que tal acordo não será alcançado. A reportagem de Stephen Eisenhammer afirma que os representantes do grupo Latam não haviam respondido os e-mails enviados solicitando comentários.
Já não é a primeira vez que os nomes “Azul” e “Latam” se envolvem em uma notícia de compra de empresas. Há não muito tempo, a Reuters havia afirmado que a “filha” de Neeleman estava interessada na compra da divisão brasileira da multinacional oriunda da fusão entre a TAM e a LAN.
Também, já não é tamanha surpresa que a Azul tomaria uma decisão ousada assim, já que, desde seu início, ela foi concebida para ser a empresa de bandeira e a maior do Brasil, do mesmo modo que a VARIG (Viação Aérea Riograndense) havia sido anteriormente. Portanto, a compra da Latam seria um ponto estratégico no ambicioso plano de crescimento da empresa.
Comments