CPTM fará obras para aumento da velocidade dos trens nas linhas 12 e 13.
- Homero Rocha
- 18 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

A partir deste sábado (19), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deverá iniciar uma obra que visa um aumento na velocidade dos trens que circulam nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, tanto na linha 12-Safira como na linha 13-Jade.
Segundo um comunicado da estatal, as composições precisam reduzir sua velocidade para 20 km/h onde as duas linhas se encontram. Com a obra, que consiste na troca de três AMV’s (Aparelhos de Mudança de Via, os “desvios”), será possível a realização do trajeto com velocidade de 50 km/h, sem ignorar a segurança dos passageiros.
Por conta da implantação dos novos AMV’s, serão necessários quatro fins de semana (19/06 e 20/06, 26/06 e 27/06, 03/07 e 04/07 e 10/07 e 11/07) para que a rede aérea, bem como a via permanente e a sinalização, sejam adequados aos novos equipamentos.
OPERAÇÃO MUDARÁ
Nos próximos quatro sábados, a linha 12-Safira operará em uma única via entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que alterará a circulação, aumentando o intervalo médio entre composições, além de criar um loop interno entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino. Mais precisamente, de cada três trens que partirem de Calmon Viana, dois retornarão de Comendador Ermelino e apenas um seguirá para o Brás.

TRECHO FECHADO NOS DOMINGOS
Nos próximos quatro domingos, a circulação na linha 12-Safira entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que inclui as paradas USP-Leste e Engenheiro Goulart, será interrompida. Os passageiros que desejarem acessar estas estações das linhas 12 e 13 deverão utilizar os ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que farão o trajeto.
Além disso, também será interrompido o Expresso Aeroporto, que liga a estação da Luz, no centro da capital, até o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos-Governador André Franco Montoro. A interrupção ocorrerá a partir das 13 horas deste sábado (19), e irá até o dia 11 de julho, pegando os fins de semana e também os dias úteis.
“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
LINK DE REFERÊNCIA DESTE POST:
Comments