top of page

Baldy confirmou a existência de estudo para a re-unificação das linhas 7 e 10.

Atualizado: 22 de jun. de 2021


Sim, é isso mesmo que você leu! Em entrevista on-line concedida a sites, blogs e canais de YouTube sobre mobilidade, da qual o Estação Mobilidade também participou, o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, confirmou a existência de estudos para uma possível re-unificação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O titular da pasta não confirmou se o projeto ainda está em vigor. Ele disse, apenas, que esta possibilidade, assim como outras, foi analisada, visando a melhoria na operação.


1- Re-unificação?

Não é, nem um pouco, coincidência a parada final da linha Rubi ser na plataforma 2 da estação Brás, que, até 2019, atendia os trens da linha Turquesa. Em um tempo distante, as linhas 7 e 10 eram apenas uma: de 1948 a 1969, um ramal entre Jundiaí e Paranapiacaba, passando por Luz, mais um sistema de funicular entre Paranapiacaba e Santos, compunham a icônica Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), o primeiro trecho sobre trilhos da história do Estado. Com a concretização dos estudos confirmados por Baldy, a ligação entre Jundiaí e Rio Grande da Serra voltaria a existir.



1- Como funcionaria?

Um rumor ocorrido em fevereiro de 2020 menciona uma linha de trem metropolitano que conectará Mauá a Francisco Morato, que seria operada com unidades da série 9500. Tal rumor circulou bastante em conversas em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre mobilidade urbana.


O site Diário Dos Trilhos também divulgou a possibilidade da re-unificação das linhas. De acordo com a publicação, haveriam duas extensões operacionais: uma entre as estações Jundiaí e Francisco Morato (já existe) e outra entre Mauá e Rio Grande da Serra. As duas extensões seriam operadas por trens das séries 7000 e 7500.


O site ainda fala sobre um treinamento, previsto ainda para este mês, para funcionários da companhia que operam nas duas linhas, ou seja, maquinistas seriam treinados para as séries 7000 e 7500, que, hoje, operam parcialmente na linha 10-Turquesa, e 9500, hoje frota exclusiva da linha 7-Rubi.

Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page