Metrô aponta previsão de chegada do primeiro trem da linha 17-Ouro.
- Homero Rocha
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Recentemente, o Metrô divulgou em seu site oficial o seu Relatório Integrado 2020, o qual faz um balanço do ano fiscal da companhia e traça planos e previsões para a expansão da malha metroferroviária. No documento, por exemplo, o metrô menciona a conclusão do corpo da estação Jardim Colonial, da linha 15-Prata, e das obras brutas da estação Morumbi, da futura linha 17-Ouro, a qual fará integração com sua homônima da linha 9-Esmeralda da CPTM.

a estação Morumbi da linha 17/linha 9, segundo o relatório, já está com as obras civis brutas concluídas.
Ao se referir à linha 17-Ouro, o documento é mais conservador se comparado às previsões feitas pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy (Progressistas), que acreditava que o ramal, que ligará a linha 9-Esmeralda ao Aeroporto de Congonhas, pudesse ser entregue no ano de 2022.
O relatório prevê a entrega da primeira unidade, também conhecida como “cabeça de série”, do material rodante que comporá a frota da linha 17 para 30 de dezembro de 2022. Já sobre a “entrega do empreendimento para a Concessionária Via Mobilidade/ Início da Operação Comercial pela Concessionária”, a previsão é 30 de abril de 2023. A operação plena da linha, segundo a companhia, está prevista para 31 de outubro de 2023, com 14 trens.
Porém, as previsões do Metrô correm o risco de não se concretizarem. Em janeiro, a justiça ordenou a suspensão do contrato de fabricação dos trens do monotrilho da linha 17-Ouro com o consórcio que contava com a fabricante chinesa BYD. A 6ª Câmara de Direito Público, do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendeu a uma ação movida pelo Consórcio Signalling, que é composto pela TTrans e Bom Sinal. De acordo com este segundo grupo, não houveram condições iguais de contratação e a BYD foi considerada vencedora mesmo cobrando um valor maior. Segundo a decisão, há indícios de irregularidades na concorrência, como a não comunicação adquada aos participantes.

Trem da BYD que, teoricamente, rodaria na linha 17.
Comentários