Linha 17-Ouro até Jabaquara: entenda como será esta extensão da linha até Jabaquara.
- Homero Rocha
- 14 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

No projeto original, a linha 17-Ouro do monotrilho conta com 17,7 km de vias elevadas, ligando a estação Morumbi, da linha 9-Esmeralda da CPTM, a dois destinos diferentes, seguindo um traçado em “Y”. Estes dois destinos são o aeroporto de Congonhas e a estação Jabaquara.
Além da ligação entre o aeroporto que, em tempos sem pandemia, é o mais movimentado do país e a rede metroferroviária, a linha 17 também tem como função uma integração perimetral, conectando-se com linhas importantes do Metrô e da CPTM. Ela será um eixo de deslocamento importante, por exemplo, para passageiros oriundos da Baixada Santista que desembarcam no terminal Jabaquara e dirigem-se à Zona Sul da capital.
ENTENDA O TRAJETO:
Da estação Morumbi, da linha 9- Esmeralda, partirão trens para os dois destinos, seguindo viagem em uma única linha até a estação Brooklin Paulista, onde os trens serão divididos, por um AMV (Aparelho de Mudança de Via ou Track Switch), em dois ramais, um para cada destino.
EM OBRAS:
Iniciadas em 2012 e prometidas para a Copa do Mundo de 2014, as obras do primeiro trecho da linha 17-Ouro, Morumbi-Congonhas e Jardim Aeroporto, ainda estão em curso e têm previsão otimista de entrega para 2022 e previsão técnica, que consta no Relatório Integrado do Metrô, para 2023.
Infelizmente, ainda não há previsão para o início das obras nem da extensão da linha 17 até São Paulo-Morumbi, onde ela conectaria com a linha 4-Amarela, nem do trecho entre Jardim Aeroporto e Jabaquara, onde haveria conexão com a linha 1-Azul. No entanto, a extensão até a linha 4-Amarela pode ser a próxima a ser executada pelo governo estadual.
A EXTENSÃO ATÉ JABAQUARA:
A extensão da linha 17-Ouro até a estação e terminal rodoviário Jabaquara contará com mais 5 (cinco) paradas. Serão elas: Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Sabóia e Jabaquara. Neste segmento, a linha 17 apresenta declividade de 6% devido a uma diferença entre o espigão da avenida Armando Arruda Pereira e o córrego Água Espraiada.
O traçado, a partir de Jardim Aeroporto, percorrerá o eixo do futuro prolongamento da avenida Roberto Marinho, onde estão localizadas as estações Cidade Leonor, junto à rua Cariolano Durand; Vila Babilônia, junto à rua Alba; Vila Paulista, nas proximidades da avenida Dr. Lino de Moraes Leme e Jardim Aeroporto, nas proximidades da rua Marília de Dirceu e da avenida Washington Luís. Com exceção da Estação Jabaquara, todas as outras paradas da extensão objetivam atender às demandas lindeiras da região.
Comments