Inaugurada nova estação da CPTM
- Homero Rocha
- 14 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

Na última terça-feira, 10 de agosto de 2021, o Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), juntamente com o Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, inaugurou a estação Mendes-Vila Natal, da linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A nova estação faz parte do projeto de extensão da linha 9 de Grajaú até o bairro Jardim Varginha, no extremo Sul da Capital Paulista. Este projeto é a retomada do atendimento de trens de passageiros entre Grajaú e Jardim Varginha e, além de beneficiar estes dois bairros, beneficiará outros, como Jardim Icaraí e Vila Natal.
Alvo de promessa de campanha para reeleição do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), a estação Mendes-Vila Natal teve suas obras iniciadas em 2011. No entanto, elas tiveram de ser paralisadas no mesmo ano, pois, segundo o governo na época, a verba arrecadada não fora suficiente. A paralização dos trabalhos foi um assunto bastante polêmico na época, além de, é claro, prejudicar quem mais precisava da estação: a população da Zona Sul. Uma das prioridades da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos na gestão Dória, a estação Mendes, bem como todo o projeto de extensão da linha até o bairro Jardim Varginha, teve seus trabalhos oficialmente retomados no ano passado.
A nova estação segue o novo padrão arquitetônico adotado pela CPTM, o que faz com que ela, em certos aspectos, se assemelhe bastante às estações Guarulhos-CECAP e Aeroporto-Guarulhos, da linha 13-Jade. Bastante acessível, a estação conta com escada rolante, além de piso tátil para deficientes visuais e elevador e rampa de acesso para cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida.
Vale lembrar que, há pouco tempo, já fora assinado o contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre a CPTM e a concessionária ViaMobilidade, consórcio formado pelas empresas CCR e RuasInvest, e que já fora iniciada a "passagem do bastão" entre as duas entidades. Por este fato, Mendes deve operar por pouco tempo ostentando a marca e as cores da CPTM, ou seja, para quem adorou o design da estação no novo padrão de cores da estatal, o conselho é válido: corra e tire foto logo! Aproveite e mande para nós pelo direct do nosso perfil no instagram (@estacaomobilidadeofc)! Quem sabe sua foto não aparece nos nossos stories?!

Em entrevista exclusiva dada ao EM durante a inauguração, o Presidente da CPTM, Pedro Moro contou sobre a capacidade da estação Mendes. De acordo com o líder da estatal, em tempos sem pandemia, a média diária de passageiros esperada para a nova parada é de 15 mil pessoas.
No evento de inauguração da nova parada, além das autoridades acima citadas, estiveram presentes outros nomes, como o Presidente da CPTM, Pedro Moro, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e os deputados Milton Leite (DEM), Alexandre Leite (DEM) e Ênio Tatto (PT). Destaque a este último, pois ele é bastante conhecido por seu envolvimento com projetos e reivindicações que representam as necessidades do povo, principalmente no tocante à causa ferroviária e as expansão da malha de trilhos para bairros que estão “isolados” deste sistema, e que seriam beneficiados ao serem atendidos por ele.
Também teve a presença inédita do Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn. Isto por que o governo aproveitou o evento para comemorar um marco no combate à pandemia da COVID-19 na cidade de São Paulo. De acordo com o governador, até aquela data (10), a Capital Paulista havia atingido a marca de 90% da população elegível vacinada com a primeira dose dos imunizantes contra a COVID.
Como mencionado no início deste post, a extensão da linha 9-Esmeralda da CPTM até Varginha não é, nem de longe, uma novidade. Isto se deve ao fato de que, até 2001, os trens urbanos da CPTM chegavam até o município de Parelheiros. Além disso, em um tempo bastante antigo, parte do ramal que, hoje, abriga a linha 9-Esmeralda, participava de uma linha de passageiros, alternativa à SPR, que usava a Mairinque-Santos, e conectava o Planalto Paulista à Baixada Santista, finalizando na antiga estação Ana Costa. Por curiosidade: O trecho da linha no Planalto Paulista é entre as estações Jurubatuba e Mendes. Já o trecho santista do ramal é entre os bairros Barreiros, em São Vicente, e Ana Costa, em Santos, e é atendido pelos trilhos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Para mais informações sobre este e outros projetos de expansão da linha 9 já pensados pela CPTM, acesse outro post que o EM fez sobre o assunto clicando aqui!
Comments