top of page

CPTM inaugura trem de manutenção reformado


Na última quinta feira (23), foi realizada, no pátio da Luz, a inauguração de um trem de socaria reformado da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O evento foi voltado à imprensa e aos sites/canais de mobilidade, tendo sido aberto apenas para membros destes setores, bem como das equipes da STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) e da própria CPTM, e contado com a presença do Secretário dos Transportes, Alexandre Baldy, e do presidente da estatal, Pedro Tegon Moro.


Adquirida pela CPTM em 2009, a máquina de socaria da empresa austríaca Plasser & Theurer só deixou de operar devido ao fato de uma de suas peças ter ido para Minas Gerais para manutenção. Agora, após ter passado pelos trabalhos da empresa Via Permanente, especializada em reforma em equipamentos e componentes de máquinas de construção e manutenção ferroviária, feitos por um orçamento 80% menor que o previsto inicialmente, a locomotiva retornará a integrar o time de 5 trens de socaria da CPTM.


Além do reparo feito nesta peça, cumprindo uma cláusula do contrato de manutenção, a Via Permanente realizou um treinamento de manutenção para os colaboradores da CPTM. Além disso, todos os outros quatro trens de socaria restantes passarão pelo mesmo processo de manutenção.


A máquina de socaria é uma peça de suma importância para a segurança ferroviária, já que ela é responsável por manter a geometria e a estabilidade nos trilhos de uma via férrea, funcionando de uma forma cuja explicação é bastante simples: além das cabines de condução (o trem pode ser controlado de duas posições), o trem é composto de um conjunto de pinças, da banca de socaria propriamente dita, além de uma terceira cabine, que controla o socador. Primeiramente, o operador da banca, da cabine, comanda as pinças para que estas ergam os trilhos, de forma a possibilitar o reposicionamento da brita abaixo dos dormentes. Em seguida, comanda-se a banca de socaria para que projete suas pontas metálicas dentro da brita. Feito isso, através de outro comando, a banca começa a movimentar estas pontas, compactando a brita novamente abaixo dos dormentes da via. Todos estes procedimentos são feitos seguindo os valores numéricos e geométricos corretos constantes no projeto da via férrea, que são inseridos na cabine de condução do trem e recebidos pela cabine do socador.

Foto tirada da cabine do socador, com uma visão frontal da banca de socaria.


Aproveitando a presença do Secretário dos Transportes e do Presidente da CPTM, fora aberta uma sessão de perguntas para os sites e canais de mobilidade urbana presentes, em que foram tratados vários projetos (futuros e atuais) já conhecidos, e que serão pauta de futuros artigos aqui do site. Aproveitando o momento, o EM questionou ao Presidente da CPTM sobre o retorno à operação comercial dos trens da série 3000, carinhosamente apelidados de “Violino”. Em resposta, o presidente falou: “Todos os trens da CPTM estão em constante estudo para o aproveitamento ideal da nossa frota de material rodante, a série 3000 faz parte dos estudos, e logo a gente defina a utilização deles vocês irão saber!”.


O EM também aproveitou para tratar, com o Secretário Baldy, sobre o papel da estação Francisco Morato no projeto do Trem Intermetropolitano (TIM), um serviço parador que consta no “pack” do projeto do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas. Ao ser questionado sobre o porque da escolha desta estação ao invés de Jundiaí, já que o referido serviço seria uma espécie de extensão da já existente linha 7-Rubi, que será concedida junto ao TIC e o TIM, o secretário respondeu: “Os estudos são baseados em demanda. A demanda de Francisco Morato e daquela região é muito superior à demanda da região de Jundiaí, portanto, caso as demandas, futuramente, possam ser reavaliadas, sem dúvida alguma que as infraestruturas serão construídas ao ponto que a gente consiga fazer, ali, uma reformulação, mas, baseado na origem e destino, nas demandas existentes, são estes os pontos importantes para que se faça a fundamentação do Trem Intercidades, do Trem Intermetropolitano e do Trem Parador (L7)”.


Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page