Baldy fala que trem da linha 17 pode chegar até março.
- Homero Rocha
- 3 de out. de 2021
- 2 min de leitura

FOTO: Desconhecido.
Segundo o que foi publicado pelo site Via Trólebus em 28 de setembro de 2021, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em uma entrevista ao Canal Money Report, disse acreditar que os trens da futura linha 17 – Ouro poderão chegar em março de 2022. O titular ainda falou, na entrevista, que “o desafio é fazer aquela linha funcionar em 2022”.
A previsão inicial, dada pelo Relatório Integrado divulgado pelo Metrô, era que o primeiro trem da frota (assim também sendo chamado de “cabeça de série”) da linha 17 chegasse ao pátio Água Espraiada somente em dezembro de 2022. Isto frustraria a promessa do governo estadual de abrir o novo monotrilho aos passageiros no mesmo ano pois, com esta data, e levando em conta os tempos de todos os testes que o Metrô precisará fazer nas composições, a linha poderia ser inaugurada somente em 2023. Porém a antecipação na entrega das composições, pode ser que a promessa estadual seja de fato cumprida.
A frota da linha 17, que, nesta primeira fase, circulará entre as estações Morumbi, Aeroporto – Congonhas e Washington Luís, bem como o pátio Água Espraiada, será composta por 14 composições de 5 carros cada. Estas são do sistema Skyrail, fabricado pela empresa chinesa BYD, e, quando o ramal estiver completo, terão capacidade para transportar um fluxo diário de 185 mil passageiros cada.
“Se nós teremos o trem aqui, os testes poderão ser iniciados nas vias. Portanto, as obras nas estações estão avançadas, boa parte delas estão em mais de 80% de conclusão, estão na fase de acabamento.” – afirmou ainda Baldy.
O ex – ministro das cidades do governo do ex – presidente Michel Temer acrescentou que as obas da estação Morumbi, onde a linha 17 terá conexão com a linha 9 – Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), já estão finalizadas, e que a próxima parada a ser concluída é Chucri Zaidan.
TEXTO BASEADO NOS SITES/CANAIS:
1- Via Trólebus
2- Metrô – CPTM
Comments