Aprovado o termo para projeto de extensão da linha 5-Lilás até o Jardim Ângela
- Homero Rocha
- 28 de set. de 2021
- 2 min de leitura

De acordo com o site Via Trólebus, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo) informou, através de um comunicado, que aprovou o termo de referência para a contratação do projeto funcional para a expansão da linha 5-Lilás até o bairro Jardim Ângela, na Zona Sul da capital paulista. A expansão, conforme a pasta, contempla a construção de mais 4,33 km de trilhos, duas novas estações e um terminal de ônibus. Estima-se que esta extensão, quando pronta, beneficiará cerca de 130 mil moradores.
“Analisamos e aprovamos o projeto funcional que, neste primeiro momento, atendeu nossas expectativas e cronograma. Com isso, estamos dando sequência a esse projeto que vai ajudar na mobilidade de tantas pessoas e que é tão esperado pela região “, falou o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, ao Via Trólebus.
O estudo foi encomendado à Via Mobilidade, concessionária ligada ao Grupo CCR que administra a linha 5-Lilás desde 2018, e especifica e detalha os requisitos (custo, mão-de-obra e afins) que devem constar no projeto. Além disso, tal estudo norteia as empresas que estiverem interessadas em encampar o projeto funcional da obra civil e sistemas.
Ainda de acordo com o que fora publicado no site Via Trólebus, o prazo previsto para a conclusão desta primeira etapa do projeto é de 2 anos. Nos próximos meses, entram em desenvolvimento e aprovação outros temas, como o estudo da demanda de passageiros e a consultoria ambiental.
Prazo otimista para o início de fato das obras:
No ano passado, o Governo do Estado anunciou, com entusiasmo, a extensão da linha 5, mas, na verdade, foi a contratação de projetos, estes que contam com o prazo de 2 anos, Recentemente, o chefe da STM anunciou, em suas redes sociais, que pretende iniciar de fato as obras ainda em 2022.
Comments