top of page

Piloto da Azul retorna para apanhar passageira que precisava embarcar para visitar parente na UTI.

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Uma atitude muito bonita, na minha opinião, foi tomada no dia 23 de outubro, justamente o Dia do Aviador, por um piloto e pela equipe de solo da Azul Linhas Aéreas no aeroporto Governador Valadares-MG.

De acordo com um e-mail enviado pelo presidente da companhia, John Rodgerson, aos Tripulantes (funcionários na linguagem interna da Azul) no dia 23 de outubro, coincidentemente o Dia do Aviador, um caso bastante especial ocorreu no aeroporto Governador Valadares, no estado de Minas Gerais.


Segundo John, a pontualidade das operações nesse aeroporto é primordial para que as conexões no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, sejam realizadas e os passageiros possam embarcar para suas próximas etapas.


Tendo isso em mente, o comandante Julio Grizze e seu copiloto, André Christofoli, junto às comissárias Olivia e Carla, além do time de solo, começaram o embarque de forma antecipada afim de evitar quaisquer atrasos e perceberam que havia um passageiro "no show", ou seja, que comprou a passagem, mas não compareceu até o horário de embarque.


Seguindo os procedimentos-padrão, os pilotos fizeram a alteração necessária relacionada à pessoa ausente, e seguiram com os check's da aeronave. Após serem liberados, iniciaram o taxiamento para a pista de decolagem.


No momento que a aeronave, um ATR 72-600, estava posicionada na cabeceira da pista e pronta para iniciar a corrida de decolagem, a estação de rádio do aeroporto chamou os pilotos e disse que a equipe da base da Azul precisava falar com eles. Ao atender o chamado, o comandante percebeu que a voz do agente da base estava bem diferente do usual e o pedido idem: o agente queria saber se era possível a aeronave retornar para que a passageira que há pouco havia sido anotada como "no show" embarcasse. A passageira, uma senhora, que chorava muito, estava com a mãe na UTI e precisava chegar em Confins para cuidar dela, mas não conseguiu chegar ao aeroporto a tempo de embarcar.


De acordo com o relatado por John no e-mail, mesmo sabendo dos possíveis impactos que o retorno da aeronave para a área de embarque poderia trazer, a tripulação o fez, permitindo à passageira, que estava aos prantos e que, no seu embarque, foi recebida e amparada pelas comissárias, subisse a bordo. Enquanto retornava com a aeronave, o comandante fez um anúncio no sistema de áudio da aeronave para os passageiros, dizendo que estavam voltando para auxiliar uma pessoa com um caso grave de doença na família. Assim que terminou a fala, a salva de aplausos dos passageiros tomaram conta de todo o ATR.


Mesmo com esse atraso, o vôo ocorreu sem problemas e ainda pousou com tempo suficiente para que todas as conexões fossem atendidas.


Mais uma vez, enquanto dirigiam-se ao pátio do aeroporto de destino, o comandante agradeceu aos passageiros pela compreensão e generosidade, e, novamente, do cockpit, pôde-se ouvir a salva de palmas vinda da cabine de passageiros.


John ainda termina seu e-mail da seguinte forma: "Comandante Julio e toda a tripulação de vôo, e também o time de solo de Governador, que linda atitude e demonstração de consideração com nossa Cliente! Vocês souberam muito bem trabalhar em equipe para mostrar que o que realmente importa para nós da Azul é cuidar das pessoas, sejam elas Tripulantes ou nossos Clientes."


Agora, meus queridos, eu serei bem honesto: Que atitude bonita! Todos sabem, a tripulação do avião poderia muito bem ter ignorado o pedido e dito que precisavam seguir o que já havia sido estabelecido para poder chegar a tempo em Confins? Sim, eles poderiam, se fosse em outra ocasião. Porém, fizeram o contrário, arriscando atrasar o vôo e pondo em prioridade a necessidade da passageira, que estava viajando não para tirar férias, ir na casa de parentes ou coisa do tipo, mas sim para poder cuidar da mãe, que estava na UTI, porém não havia conseguido chegar ao aeroporto a tempo de embarcar! Honestamente, eu parabenizo à Azul por colocar as palavras GENEROSIDADE e AUTRUÍSMO em seu código de conduta e por priorizá-las, também, na seleção dos integrantes de seu time de colaboradores, mas parabenizo, principalmente, à equipe do avião e de solo da companhia no aeroporto, que, juntas, além de ajudarem à passageira necessitada, coordenaram o re-embarque e os procedimentos de decolagem de forma bem-sucedida. Meus parabéns a todos!


Pessoal, espero que tenham gostado deste artigo e digo, honestamente, que precisamos de mais gente assim! Um abração a todos!!


LINK DE REFERÊNCIA:




Kommentarer


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page