top of page

Paranapiacaba: você conhece a lenda da famosa névoa que cobre a cidade?

Sem dúvidas, uma das mais admiradas atrações da bela vila ferroviária de Paranapiacaba é a névoa que, na maioria dos dias, recobre a cidade, chegando a tornar o velho pátio e as casas praticamente invisíveis, e montando uma das mais majestosas paisagens já vistas. Porém, como tudo, esta névoa também guarda seus segredos e, se a olharmos mais de perto, veremos que ela é muito mais interessante do que já parecia. Quer saber o porquê? Por causa de uma lenda! Isso mesmo, uma lenda que daria um excelente filme de terror!

Durante a época da São Paulo Railway, a cidade abrigava, em maioria de seu território, famílias de ferroviários, e havia uma espécie de divisão em "castas", que eram definidas de acordo com seu cargo e definiam onde você moraria, ou seja, se você fosse promovido, você mudaria para uma casa maior e estruturalmente melhor. Porém, algumas "castas" não podiam ser misturadas. Sim, refiro-me ao engenheiro-chefe, a maior casta, e os operários, as castas ditas como inferiores! É esta mescla proibida que embasa a famosa lenda da névoa!

Segundo a história contada pelos moradores locais, a filha do engenheiro-chefe apaixonou-se por um operário, e o sentimento deste por ela foi recíproco. Os dois, em segredo, encontravam-se quase todos os dias. Porém, o segredo não durou, pois, no dia do casamento dos dois, alguém próximo ao pai da noiva ficou sabendo de tudo e entregou o romance ao engenheiro-chefe, que não aprovou em nada o relacionamento de sua filha com um operário, muito menos o casamento com ele. Então, o pai da noiva ordenou ao delator que chamasse o noivo ao hoje conhecido Castelinho, a casa do engenheiro-chefe, e, depois, avisasse à noiva de que seu futuro esposo precisou ir a uma das pontes do funicular e que, caso quisesse encontrá-lo, ele estaria lá! Enquanto isso, o pai da dama conversava com o rapaz, futuro esposo de sua filha, dizendo que uma outra ponte do funicular (não a que a moça fora informada de que seu noivo estaria) necessitava de reparos.

A noiva, ao perceber a ausência de seu companheiro, pensando que ele havia desistido dela, atirou-se da ponte, emitindo um grito que, além de já ter sido alto, devido ao eco causado pelo paredão da serra do mar, pôde ser ouvido pelo rapaz, que, às pressas e ofegante, chegou ao local do suicídio, porém já tarde demais. Depois de algum tempo chorando, o jovem percebeu o cair de uma névoa densa, que recobriu toda a cidade. Quando o nevoeiro chegou perto de seu rosto, o jovem notou que, neste, haviaa feição triste e choroso de sua noiva. A névoa, então, envolveu-o e, ao desaparecer dos céus da cidade, levou-o consigo.

Hoje contam os moradores que, toda vez que a névoa baixa, é a filha do engenheiro-chefe, triste e chorosa, indo buscar seu namorado, quase esposo!

Gostou, não foi? Quer mais? Então, venha ser um MobiMembro e siga nossas redes sociais:

Instagram: @estacaomobilidadeofc

YouTube: Estação Mobilidade

Um abraço enorme a todos! Até a próxima viagem!😘😉❤

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page