top of page

O que fazer em Santos?

Atualizado: 28 de set. de 2021



FOTO: Turismo Santos


Este post é para aquelas pessoas que desejam visitar a cidade de Santos pela primeira vez ou novamente, porém pouco ou nada conhecem sobre o turismo da região. Se você, que está lendo este post, é uma delas, ou apenas quer saber mais sobre este belíssimo município, seja bem-vindo! Aqui, neste post, você encontrará informações sobre museus, gastronomia, lazer e, inclusive, curiosidades históricas da cidade. Vamos lá?


1- Praias


FOTO: Viagem e Turismo


Quando se fala em Santos, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de uma praia. Isso não é para menos, afinal, Santos é uma das cidades do Litoral-Sul do estado de São Paulo. Bastante movimentadas em épocas quentes e festivas, principalmente no Ano Novo, as praias de Santos são conhecidas por sua beleza e harmonia naturais. A união de todos os elementos, naturais e humanos, da paisagem das praias santistas é simplesmente perfeita!


Além de belas, as praias de Santos são bastante acessíveis. Isto se dá ao fato de elas serem adjacentes à cidade, o que confere fácil acesso dos banhistas aos prédios residenciais, e, também, possuírem pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, ou que necessitem de cuidados especiais.


Destaque ao jardim da orla, a única separação existente entre a calçada da praia e a da Av. Presidente Wilson: presente em quase toda a orla da praia, este jardim possui uma vasta riqueza de cores e cheiros, além de plantas de vários tipos e tamanhos, e estátuas. Por esta razão, ele é um excelente lugar para tirar aquela bela foto para por no instagram ou guardar de lembrança, além de ser um perfeito local de observação para quem gosta de se sentar em um banco e apreciar a vista.


As praias de Santos também são conhecidas pelo seu comércio. Nelas, há quem venda de tudo, desde os produtos mais comuns (chapéus, saídas de banhos, brinquedos, picolés, etc) até as comidas e objetos típicos, tanto da cidade, como do estado e como de outros lugares do Brasil. Na feirinha que, em tempos sem pandemia, acontece aos sábados, na orla da Praia do Gonzaga, por exemplo, você pode comprar belíssimos colares, brincos e enfeites para a sua casa, todos feitos com conchas, além de outros tipos de artesanato.


2- Gastronomia


FOTO: Desconhecido


Saiu da praia e bateu aquela fome, mas você está sem coragem de cozinhar, nem tem paciência para esperar o delivery? Então, se liga no que vamos te falar agora: em Santos, espalhadas por toda a cidade, há inúmeras opções de restaurantes para todos os gostos. Para aquelas pessoas interessadas em comer um peixe ou frutos do mar, há estabelecimentos especializados no assunto. Para quem é vegetariano, há alguns lugares que servem pratos vegetarianos e veganos, além dos com carne, porém também há lugares específicos para esta clientela. Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade é o Bistrô, um restaurante-escola que funciona na estação Valongo, da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí da São Paulo Railway Company.


Além dos restaurantes, há, também, várias lanchonetes e sorveterias, que oferecem vários tipos de comida e sabores, desde os mais conhecidos (hamburguer, salada e afins) até os mais raros, muitas vezes criados pela própria casa.


3- Lazer

Santos também é uma cidade riquíssima em opções de lazer. Além das praias, que já fornecem diversão constante a todas as pessoas, há, também, playgrounds, shoppings, galerias, casas de show, mercados e muito mais. Como este é um site principalmente de mobilidade urbana, representaremos o time dos que gostam dos transportes. Sim, colocaremos o VLT e os ônibus na lista de itens de lazer da cidade!



FOTO: Viagem e Turismo


Daremos destaque especial ao Santos Convention Center, que fica na Ponta da Praia. Inaugurado em 30 de outubro de 2020, o Santos Convention Center faz parte de um projeto da prefeitura para a revitalização da região das praias, e foi pensado também para substituir o atual Mendes Convention Center, que fica na Av. Ana Costa, próximo à estação do VLT, dentro da área da antiga estação/pátio Ana Costa da Fepasa.


FOTO: Área Verde das Cidades


Para quem gosta de estar mais próximo(a) à natureza, uma excelente sugestão é o Orquidário Municipal. Com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, o parque zoobotânico de Santos, conhecido por Orquidário de Santos, que reproduz a Mata Atlântica, é uma excelente opção para um lazer mais “desligado” da cidade, por sua riqueza de espécies, não só de plantas, mas também de animais. Lá, por exemplo, você pode, quem sabe, dar de cara com um belo Pavão por acidente.


FOTO: G1-Globo


Há, também, o emissário de Santos. Situado na Praia do José Menino, o Parque Roberto Mário Santini, erguido em cima do Emissário Submarino de Santos e inaugurado em 1978, infelizmente, hoje, encontra-se fechado para reformas. Porém, antes de sua interdição, ele era bastante frequentado, tanto por turistas como por moradores. Além de atrações como um playground e um circuito de skate, o Emissário também oferecia cursos de surfe e natação. Segundo o jornal A Tribuna, com a modernização, o parque ganhará novo acesso, reforma dos pisos, novo mobiliário, iluminação, pista de skate, pump track e playground, além da adição de monitoramento de segurança, fontes interativas (como a que há na Ponta da Praia), quadra de basquete, espaço pet e praça de alimentação.


4- Cultura

Está afim de conhecer alguns museus e, neles, um pouco da história da cidade? Então, continue lendo!


Santos é, também, um lugar farto quando o assunto é museu e construções antigas. Na região das praias, por exemplo, há alguns lugares interessantes para se conhecer, como a Pinacoteca da cidade e a Igreja de Santo Antônio do Embaré, erguida em estilo gótico, fazendo, assim referência ao Feudalismo Europeu.



FOTO: Homero Rocha (Estação Mobilidade)


Por toda a cidade, há vários museus, exposições e construções antigas. Porém, nenhum destes lugares ganha do Centro Histórico, a parte mais antiga da cidade, que abriga alguns de seus principais museus. Sem sombra de dúvidas, o mais famoso deles é o Museu Vivo Internacional do Bonde. Ele é uma linha turística inaugurada nos anos 2000 que percorre todo o Centro Histórico de Santos, e que abriga bondes não só da cidade, mas também de várias partes do estado e do mundo! Neste museu há, além dos bondes de Santos, 1 bonde que veio do bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, 2 bondes originais portugueses (Bonde do Porto e Bonde Pelé), 2 italianos (Bonde Café e Bonde Arte) e 1 japonês. O passeio do bonde inicia-se e termina na estação Valongo, o mesmo local que abriga o Restaurante-Escola Bistrô e a Secretaria Municipal de Turismo. Para saber mais sobre este museu em específico, procure pelo nosso post intitulado “Você conhece o Bonde de Santos?”.



FOTO: Ama Brasil


Um dos lugares por onde passa o Bonde, além de ser sua bilheteria, é o Museu Pelé. Este museu, dedicado a um dos maiores nomes do futebol mundial, foi construído dentro do antigo Casarão do Valongo, e abriga um grande acervo não só sobre o jogador, mas também sobre a história dos tempos em que o Brasil era líder e quase invencível no futebol. Este museu é uma excelente opção não só para quem é fã de futebol ou do Pelé em si, mas também para quem gosta de história e de esportes.



FOTO: ANBA (Agência de Notícias Brasil-Árabe)


Seguindo ainda no trajeto do Bonde, outro local que é indispensável que o turista conheça é a Bolsa do Café. Construída em eclético e com forte inspiração do renascimento italiano, em um formato que nos faz lembrar bastante do Banco de Gringotes do mundo mágico de Harry Potter, a Bolsa possui um rico acervo de informações e objetos, que conta a história e a importância da economia cafeeira não só para a cidade, mas também para o Brasil. Na saída, que tal provar um cafezinho do mesmo tipo que era exportado no século XIX? Isso mesmo, além do museu, a Bolsa conta com cafeteria própria e especializada em servir o café Arábica, o mesmo tipo que impulsionou a economia de Santos, do estado de São Paulo e do Brasil.



FOTO: Diocese de Santos


Para os apaixonados por história e artigos religiosos, a indicação de três lugares: O primeiro deles é o Santuário de Santo Antônio do Valongo, ao lado da estação do Bonde. Além do templo religioso para a realização de missas, a igreja abriga uma belíssima exposição de presépios, feitos em todos os estilos de arte e com todos os materiais possíveis de se pensar. Há, por exemplo, presépios feitos com materiais totalmente reciclados. Além desta, outra igreja interessante é a Catedral de Santos. Inaugurada em 1909, esta igreja é idêntica à Catedral da Sé, na Capital Paulista. Isto não é para menos, haja visto que as duas são “irmãs” (foram construídas pelo mesmo arquiteto). Por último, vem o Museu de Arte Sacra de Santos, que abriga inúmeros objetos sacros, que foram utilizados em missas ou que remetem à imagem de Jesus Cristo, dos apóstolos e de santos católicos, além de momentos da vida de Jesus.


Estas são as principais informações sobre Santos e o que fazer na cidade. Esperamos que gostem do post e aproveitem a estadiana cidade. Também esperamos ter ajudado a saber o que fazer e para onde ir por lá!


Não, o Estação Mobilidade não mudou o foco de seus posts e parou de publicar notícias sobre transporte (risos)! Pelo contrário, continuamos vivos neste tema. Porém, apesar de sermos um blog de Mobilidade, não abrangemos apenas este assunto, mas também todos os outros que estão relacionados ao transporte e ao deslocamento, como: turismo, viagem, história e temas de ordem política-social (para a construção de uma mobilidade urbana cada vez mais harmônica, pacífica e acessível).


Comments


Formulário de inscrição/Enrollment form

Obrigado pelo envio!/Thanks for submitting!

(11)991131380

©2020 por Estação Mobilidade. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page